//
você está lendo...
Homilias

“Preparai o caminho para o Senhor passar!”


“Preparai o caminho para o Senhor passar!”

(Lc 3,4b)

imagesCABX4G72

2do domingo do Advento

Textos
1ra leitura: Baruc 5,1-9
Salmo 126, 1-6
2da leitura: Filipenses 1,4-6.8-11
Evangelho: Lucas 3,1-6

Iniciamos um novo ano litúrgico. Estamos no tempo de Advento.  E Advento é a tradução da palavra grega «parusia» que significa «presença» ou «chegada». Na antiguidade era usada para designar a presença ou chegada de uma pessoa importante, de um rei ou a irrupção na historia de um evento importante.

imagesCABNDMJMComo cristãos e cristãs vivemos na certeza consoladora que «a luz do mundo» já foi acesa na noite escura de Belém, e transformou a noite da morte do pecado humano, na noite santa da vida humana em plenitude[1]. Por isso, hoje acendemos a segunda vela da coroa de Advento; e sua luz, iluminando a todos nós, simboliza a proximidade do Natal; a afirmação da chegada e da presença, mesmo que ainda não seja plena e total, mas em processo de crescimento e amadurecimento, de Deus no mundo.

Durante este tempo de Advento, nos preparamos não apenas para a comemoração da Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo, mas também para comemorar e reafirmar a definitiva instauração do Reinado de Deus: Reinado da justiça, da paz e da fraternidade humana.

O cristianismo tem como um de seus pilares o mistério de que em Jesus Cristo Deus se fez como um de nós; se fez história; se fez «Emanuel», ou seja, “Deus está conosco” (cf. Is 7,14; Mt1,23). E o esforço de nosso ministério, tanto como pessoas como comunidade cristã, devem conduzir-nos a afirmar essa realidade, não apenas com palavras, mas com ações concretas, abrindo assim os caminhos, para que a irrupção dos novos tempos que o Reinado de Deus trouxe, seja uma realidade sempre crescente até alcançar sua plenitude.

E as tradições evangélicas tematizam a irrupção desses novos tempos, mediante o nascimento maravilhoso e milagroso de dois meninos: João o Batista e Jesus; e pela velhice abençoada de um casal de idosos: Zacarias e Isabel.

imagesCA2E2JFJE a figura central deste segundo domingo de Advento é João Batista, chamado a preparar o caminho do Senhor. E é importante destacar que o evangelho de Lucas faz questão de situar o ministério de João em um tempo histórico bem determinado: sendo Tibério o imperador romano, Pilatos era o governador da Judéia, Herodes governava a Galiéia, o seu irmão Filipe governava a região da Ituréia e Traconites, e Lidânias era o governador de Abilene, e Anás e Caifás os Grandes Sacerdotes (Lc 3,1-2). Desta maneira o evangelista quer mostrar que a salvação de Deus se manifesta na realidade humana concreta.

João Batista foi filho de Zacarias que era sacerdote no Templo de Jerusalém e Isabel, prima de Maria, imagesCABZM9R1que seria a mãe de Jesus. Tanto Zacarias como Isabel eram já velhos, e Isabel era uma mulher estéril; e no o judaísmo ser estéril era o pior que lhe podia suceder a uma mulher. Um dia, estando Zacarias no Templo fazendo seu trabalho de sacerdote um anjo, ou seja, um mensageiro de Deus, se lhe apareceu e lhe anunciou que sua esposa teria um filho; e que seria chamado João, que significava: “Yavé é misericordioso ou Yavé é propício”. A seguir o anjo lhe anunciou também que o nascimento desse filho traria alegria a muita gente; que seria cheio do Espírito Santo; que seria mensageiro de Deus, forte e poderoso como o profeta Elias; e que prepararia ao povo de Israel para a vinda do Messias esperado (cf. Lc 1,5-25).

imagesCARON9WHE João começa sua atuação e ministério no deserto, lugar do êxodo da escravidão para uma vida nova (cf. Dt 29); e também, de acordo à tradição bíblica, lugar preferencial do encontro com Deus (cf. 1Rs 19; Mc 1,12; Lc 1,80; 4,1; 5,16; 9,10); percorre a região do Jordão e sua palavra profética convida à conversão, a uma mudança de atitude. Sua missão prepara o povo para acolher o Reino de Deus, revelado plenamente em Jesus. E retomando palavras do segundo Isaías (Is 40-55), que haviam sustentado as esperanças dos exilados durante o exilio babilônico (586 a.C.), o evangelho deste domingo expressa: “Preparem os caminhos para o Senhor passar! Abram estradas retas para ele! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados… E todos verão a salvação de Deus”.  Trata-se de uma mudança radical de vida para acolher o dom da salvação e libertação, oferecido a todas as pessoas em Jesus. Porém, a sua palavra profética custou-lhe a vida (cf. Mt 14,1-12; Mc 6,14-29; Lc 9,7-9).

A razão fundamental para fazer o chamado à mudança de vida é a presença do Projeto de Deus no meio da humanidade que se faz mais claro e preciso com a presença do Salvador que João está anunciando. Até a chegada de João e de Jesus um bom grupo do povo de Israel tentava viver segundo os mandamentos de Deus. No entanto, agora o Projeto de Deus, chamado de Reino de Deus, se faz presente; e João faz um apelo a todos os homens e as mulheres de coração nobre para que assumam seu Projeto e se comprometam em sua construção.

Mas o Projeto de Deus exige romper com o velho, convida a uma mudança de forma de viver, de pensar e de agir, para seguir com radicalidade o Projeto de Deus a serviço da vida. O Reino de Deus exige a novidade, pois a cada dia exige construir a justiça e a liberdade, e a comprometer-se dia-a-dia com a construção de uma sociedade diferente, onde vigorem as relações de amor, justiça e serviço desinteressado para com todas as pessoas.

Porém, a conversão que exige o Projeto do Reino não é algo que se realiza de uma vez para sempre. Pede-nos o esforço permanente para arrancar de nossas mentes e de nosso coração todo aquilo que nos escraviza, que nos impede realizar o que Deus quer.

Como comunidade de fé estamos sendo chamados à conversão contínua, à mudança de forma de pensar para que possamos ser colaboradores e colaboradoras na construção do Reino de Deus. Isso exige de nós o compromisso com a libertação do pecado pessoal e do pecado de injustiça estrutural e social que há em nosso mundo.

Jesus Cristo coloca grandes responsabilidades sobre nossos ombros quando diz que “de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém, quem é menor no Reino do Céu é maior que ele” (Mt 11,11).  Então, que se espera de nós? Às vezes temos a impressão que o mal domina a sociedade em que vivemos, e então nos enchemos de temor e de angústia. Mas a verdade é que o bem vai abrindo novas veredas e caminhos, e sem dar-nos conta, o Reinado de Deus se vai estabelecendo no mundo inteiro. Espera-se de nós que sigamos, sem desalento, divulgando por todas as partes o amor que herdamos de Jesus

Tenhamos, então, a fé e a esperança para manter-nos firmes enquanto esperamos. É certo que ainda não tem chegado o tempo da colheita. Mas a semente já foi jogada. E germina em silêncio sob o gelo do mais rigoroso inverno. Como os profetas, esses homens da esperança nunca frustrada, como o lavrador que aguarda paciente o fruto valioso da terra, tenhamos certeza que o que acontecer há de superar todas as nossas expectativas. E vamos nos afastar das disputas e de queixar-nos uns dos outros. Estas coisas conduzem apenas a enfrentamentos inúteis, quando do que se trata é de trabalhar juntos para apressar a vinda e irrupção dos novos tempos que Jesus proclamou e viveu.

Também nunca nos esqueçamos de que essa fé e essa esperança vêm acompanhadas da proclamação do evangelho e do testemunho que Cristo quer que encarnemos no mundo em que vivemos. Porque uma Igreja que não se encarna na realidade de seu povo será uma Igreja ineficaz para chamar à conversão desse povo.

imagesCAST2DEVE de João emana a grande alegria deste segundo domingo de Advento; alegria de ser reconhecido pelo Mestre; alegria daquele que não se deixou dobrar pelos poderosos, manteve sua palavra, apontou a verdade; que resistiu que não se deixou quebrar ou corromper. Assim foi João, homem vestido com roupas simples, não as roupas dos que possuem riqueza materiais; de aparência frágil, mas tinha, entretanto, fortaleza interior e foi fiel a Deus e à missão a ele confiada (cf. Mt 11,7-9).

Que, a cada um de nós Jesus possa chamar de seu mensageiro, discípulo e missionário, que passou no mundo testemunhando seus ensinamentos. Na fidelidade de João, está nossa certeza: alegremo-nos: O Senhor está perto!


[1] Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Terça-feira, 27 de novembro de 2012, http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=3535.

Discussão

24 comentários sobre ““Preparai o caminho para o Senhor passar!”

  1. i didn’t like this post very much but all of your other posts are very good. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 12 de dezembro de 2012, 4:52 pm
  2. doing a great job, keep up the work going. http://www.seomaster.com.br

    Publicado por Allexia | 14 de dezembro de 2012, 5:10 pm
  3. well, thank you very much for sharing the great post!!! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 22 de dezembro de 2012, 3:28 pm
  4. your post is so valuable for me, it will help in lots of ways. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 29 de dezembro de 2012, 2:12 am
  5. i don’t get what you’ve said, but i always appreciate different points of views. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 10 de janeiro de 2013, 3:53 pm
  6. maybe if you write more about this subject, i will understand it clearer. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 12 de janeiro de 2013, 5:47 pm
    • Thanks for your comment, I appreciate too much; but you have to take into account that this is not a real article. It was not prepared to be read but to be preached, and when you prepare a sermon you cannot say everything that could be said. You have to select the more relevant aspect of the text to be the text compressible for the listeners. But anyway if possible I will write more about this.

      Publicado por pedrotriana | 19 de janeiro de 2013, 6:02 pm
  7. excellent post. i want to thank you for this informative read, i really appreciate sharing this great post. keep up your work. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 23 de janeiro de 2013, 1:33 pm
  8. Obrigado pela visita, e por ter meu site vinculado à DAC; espero a reflexão seja boa para a partilha e para preparação para a noite santa de Belém, abraços, Pedro

    Publicado por pedrotriana | 8 de dezembro de 2012, 6:53 pm

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: » Blog Archive » “Preparai o caminho para o Senhor passar!” - Rev. Dr. Pedro Triana - 8 de dezembro de 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: