//
você está lendo...
Homilias

Jesus e o homem rico


Jesus e o homem rico

20mo Domingo após Pentecostes – Ciclo B

Textos:
1ra leitura: Amós 5,6-7.10-15
Salmo 90,1-8
2da leitura: Hebreus 3,1-6
Evangelho: Marcos 10,17-31

O ser humano sempre se interrogou sobre o sentido da vida; leva milhares de anos transitando pelo planeta, e nunca deixou de se perguntar, nunca deixou de buscar uma resposta ao por que da vida. Já se deram muitas respostas que alguns chamaram de “sistemas filosóficos”. E de vez em quando vemos nos evangelhos personagens com a mesma inquietação. E no evangelho de hoje encontramos uma figura muito interessante.

No episódio de hoje vemos Jesus e seus discípulos saindo da Galiéia a caminho de Jerusalém. De repente, um homem entusiasta e decidido corre ao encontro de Jesus. Essa pessoa não tem nome. Apenas sabemos que está à procura da vida eterna. O texto é conhecido como “Jesus e o jovem rico”, já que na versão de Mateus se fala de um “jovem rico” (cf. Mt 19,20); porém, o texto na versão de Marcos não fala nada se o homem era jovem ou não. E esse homem anônimo caiu de joelhos aos pés de Jesus e pergunto-lhe: “Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?”

Aí Jesus lembra-lhe alguns dos mandamentos: não mate, não cometa adultério, não roube, não dei falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe; de fato praticamente lhe menciona mais da metade do decálogo. Entretanto o homem lhe diz que os cumpriu desde que era criança, mas sente dentro de si uma aspiração mais profunda. Está procurando algo a mais.

Sem dúvida nenhuma Jesus entendeu muito bem sua insatisfação. Por isso, com olhos cheios de carinho, lhe respondeu: “Falta mais uma coisa para você fazer”; e a seguir lhe convida a orientar sua vida desde uma ótica diferente. O primeiro é no viver agarrado de seus bens: “venda tudo o que tem”; o segundo é ajudar aos pobres: “dê o dinheiro aos pobres”; e por último: “venha e me siga”. Mas diz o evangelho que quando o homem escutou isso se levantou e se afastou triste e aflito. Sabe que nunca vai conhecer a alegria e a felicidade dos que seguem Jesus; e aí Marcos nos explica por quê: “era um homem muito rico” (cf. Mc 10,21-22).

Assim, o evangelho de hoje apresenta uma situação concreta: como posicionar-se diante das riquezas. Contudo, se bem o relato transmite ensinamentos sobre a posse de bens materiais, o que realmente abre e fecha o texto é o tema da vida eterna; estando o tema do Reino de Deus no centro do relato (vv.23-25).

E na tradição evangélica se mostra que todo o que Jesus diz e faz está inspirado em seu compromisso com a vinda do «Reino de Deus» (cf. Mt 6,33; Lc 4,16ss; 7,18-23)[1]. Jesus nunca se pregou a si mesmo, nem pregou simplesmente «Deus». Sempre que falava de Deus falava do «Reino de Deus». O Reino foi a causa e a razão da sua vida e de sua morte, porém, nunca deu uma definição do Reino de Deus. E não o explicita ou define porque não é um conceito que ele tenha criado ou inventado, mas um conceito bem antigo nas tradições de Israel, particularmente das tradições proféticas e apocalípticas (cf. Ex 15,18; Sl 47,8; Is 24,23; 52,7; Dn 4,3; Ob 21; Mq 4,7). E sempre que falava do Reino o fazia mediante a simbologia e a metáfora das parábolas, onde o Reino não é um fato para além da historia, mas uma realidade deste mundo. É Deus em relação a esta Terra e a esta historia. E será precisamente o símbolo do «Reino de Deus» a chave hermenêutica para compreender a unicidade de Jesus e a própria unicidade do cristianismo.

E voltando a nosso texto, não sabemos qual foi a sorte desta pessoa. Mas vemos que andava escrava das riquezas. Jesus lhe oferecia um tesouro muito mais valioso, mas não soube reconhecê-lo. Essa pessoa boa, rica na terra, talvez chegasse pobre “às portas do céu”. Então, vemos aqui duas respostas diferentes: a de Jesus e a do homem rico. Essa pessoa tinha colocado toda sua confiança na segurança que as riquezas podem oferecer. Jesus, muito mais profundo, via que as riquezas, são como erva que se seca, se apodrece e desaparece (cf. Sl 90,6).

Depois disso, quando o homem rico foi embora, Jesus olhou à gente e aos seus discípulos e ainda acrescentou: “Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!”E os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou ainda com um exemplo praticamente impossível: “É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha”. (Mc 10, 23,25).

E tentando clarificar essa frase, ao que parece um tanto enigmática, certamente a mesma não pode ser tomada literalmente. Assim, alguns comentaristas bíblicos pensam, por um lado, que “o olho de uma agulhanesta passagem, refere-se a pequenas aberturas que havia nas muralhas que rodeavam as cidades de antigamente; mas logicamente muito pequenas para que alguém pudesse passar por elas montado em um camelo. Mas, por outro lado, outros biblistas apontam que a frase se trata de um proverbio usado na época para dizer que uma coisa era impossível e inviável[2].

E os discípulos ficaram espantados e chocados porque de acordo com a mentalidade da época, ter riquezas era sinal de ser abençoado por Deus; enquanto ser pobre era sinal de ser um pecador. E ainda hoje essa ideia de retribuição divina, também chamada “teologia da prosperidade”, prevalece em certas igrejas. Elas dão a entender que o rico é abençoado por seu próprio esforço ou por ter sido generoso em suas doações à igreja, já que Deus retribui. Enquanto isso o pobre é aquele que não mereceu ou não tomou posse da benção. E dessa maneira os pobres sofrem mais ainda com essa mentalidade, já que além de serem pobres carregam sobre si a culpa por não terem saído da pobreza.

E essa chamada “teologia da prosperidade”, não coloca a culpa da pobreza no sistema. Por isso, Dom Helder Câmara, quando arcebispo de Olinda e Recife, dizia que os ricos o admiravam e o chamavam de santo quando ele dava pão aos pobres, mas quando lhes perguntava por que existem pobres, aí o chamavam de comunista. E certamente, não é com assistencialismos que vamos fazer valer a justiça do Reino de Deus, mas com a superação dos esquemas sociais, políticos e econômicos de opressão.

E retomando nosso texto, ante a consideração de Jesus, os discípulos, mais assombrados ainda, perguntavam-se: quem poderá salvar-se, então? Mas Jesus lhes responde… “para os seres humanos isso não é possível; mas para Deus é. Pois para Deus tudo é possível” (Mc 10, 27).

Hoje devemos nos sentir profundamente tocados pela Palavra de Deus. São muitas as vozes querendo seduzir-nos para pôr a confiança no poder, nas riquezas, no prazer e na posse de bens. Mas quando a riqueza ou o desejo da riqueza ocupa o coração e o olhar, a pessoa já não consegue perceber o sentido da vida e do evangelho. Só Deus mesmo para ajudar! Pois para Deus nada é impossível.

Entretanto, reinterpretar hoje as palavras de Jesus não significa que Deus está falando que não devemos possuir bens materiais. Quanto Jesus diz, vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu”; não significa que temos agora que sair por ai vendendo todo o que temos; não significa o desprezo dos bens como se eles não tivessem valor em si mesmos; porém, colocá-los em seu devido lugar, dando-lhes o valor correto. Significa, portanto, viver coerente com a proposta do Reino de Deus; significa superar a mentalidade que legitima a riqueza e justifica a pobreza; significa escolher e procurar, acima de tudo e em primeiro lugar, “o Reino de Deus e sua justiça” (Mt 6,33), por todo aquele que quiser ganhar a vida eterna; vida eterna que, aliás, não é algo para além desta vida, mas um dom que já possuímos precisamente quando colocamos “o Reino de Deus e sua justiça” em primeiro lugar (cf. Mc 10,29-31).

O homem rico do evangelho era bom, cumpria seus deveres legais e religiosos; no entanto, fazendo uma busca sincera de Deus, não se desapegou de suas seguranças humanas e não conseguiu assumir o Reino como valor fundamental e radical; o amor a Deus e ao próximo não era a única razão da sua vida. Para ele era mais importante “outro amor”: o amor às riquezas.

E é que o amor às riquezas acaba escravizando; deixa a pessoa egoísta, centrada em si mesma e, portanto, incapaz de seguir a Jesus. Dessa maneira a palavra de Deus nos convida hoje como aos discípulos de ontem, a revermos nossas opções. E aqui devemos lembrar as palavras do profeta Amós: “Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam… Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados…” (Am 5,14-15).

Hoje confrontados com o egoísmo e  o materialismo do mundo de hoje; confrontados com a fome, as guerras, os desastres ecológicos, o desemprego e os políticos que não se interessam pelo bem do povo, assim como tantos outros desafios; a palavra proclamada hoje é um convite e um apelo aos cristãos para reassumirem com coragem a prioridade dos valores do Reino sobre os desvalores egoístas do mundo atual.


[1] Os termos «Reino dos Céus» conforme Mateus, e «Reino de Deus» nos outros evangelhos, aparecem 112 vezes nas tradições evangélicas e delas 90 vezes nos lábios de Jesus.

[2] Carlos Mesters e Mercedes Lopes, em “Caminhando com Jesus” – Círculos Bíblicos do Evangelho de Marcos – Coleção A – Palavra na Vida 184/185, CEBI Publicações.

Discussão

56 comentários sobre “Jesus e o homem rico

  1. i think to write in blogs, you have to be very focused on what is the main subject and the rest comes casually. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 11 de outubro de 2012, 10:49 pm
  2. Whats up very nice website!! Guy .. Beautiful .. Amazing .. I’ll bookmark your website and take the feeds additionally…I’m glad to search out numerous useful info here in the put up, we want work out extra techniques in this regard, thank you for sharing. . . . . .

    Publicado por Cori | 12 de outubro de 2012, 10:53 pm
  3. Como ser é uma luz para anossa caminhada,obrigada ,mi hermano!

    Publicado por carmen Etel | 13 de outubro de 2012, 6:54 pm
  4. Como sempre é uma luz para nossa caminhada.Obrigada,meu irmão.Abração,Carmen Etel

    Publicado por carmen Etel | 13 de outubro de 2012, 6:54 pm
    • Obrigado Carmen pelas tuas palavras; são um estímulo para mim; mas a luz real em nossa caminhada como povo de Deus é o Jesus caminhante, o Jesus irmão, o Jesus amigo, um abraço, Pedro

      Publicado por pedrotriana | 13 de outubro de 2012, 8:27 pm
  5. awesome website to read, i like the concept taken in it. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 14 de outubro de 2012, 7:44 pm
  6. what do you think of talking about something more interesting. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 18 de outubro de 2012, 2:32 pm
    • Thanks for your comment but if you read carrefully all comments I thinks that most of the people thinks in a different way. But anyway I respect your opinion and thanks for your words. What do you think that is more interesting of talking about?

      Publicado por pedrotriana | 18 de outubro de 2012, 8:18 pm
  7. excellent article. very interesting to read. i really love to read such a nice article. thanks! keep rocking. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 25 de outubro de 2012, 1:36 pm
  8. you said it right, thanks for all the reliable information lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 25 de outubro de 2012, 3:45 pm
  9. you have done a marvellous job by providing this post. it will help a lot the people who are searching for information. thanks for sharing. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 26 de outubro de 2012, 12:04 pm
  10. Hello! I could have sworn I’ve been to this site before but after reading through some of the post I realized it’s new to me. Nonetheless, I’m definitely delighted I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!

    Publicado por wiedza i życie | 27 de outubro de 2012, 1:21 pm
  11. thank you for posting such a useful website. your weblog happens to be not just informative but also very stimulating too. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 29 de outubro de 2012, 9:25 am
  12. when it comes to reliability and efficiency your website gains for all the others. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 30 de outubro de 2012, 10:30 am
  13. it is very good to know there are still some good blogs. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 3 de novembro de 2012, 10:16 am
  14. the way you express yourself is very clear, i understand it very well. thanks. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 4 de novembro de 2012, 10:51 am
  15. i simply wished to say greetings! wonderful web site incidentally. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 4 de novembro de 2012, 2:14 pm
  16. i really like following your blog as the articles are so simple to read and follow. excellent. please keep up the good work. thanks. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 5 de novembro de 2012, 12:54 pm
  17. great articles and stylish website, keep up with the good work guys. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 5 de novembro de 2012, 3:16 pm
  18. thanks for taking the time to discuss this, i feel strongly about it and love learning more on this topic. it is extremely helpful for me. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 10 de novembro de 2012, 12:04 pm
  19. thanks for the nice post. i am expecting some different idea from your side. you always represent some new thought in your post. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 1 de fevereiro de 2013, 3:28 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: