//
você está lendo...
Homilias

Quem é o primeiro?


Quem é o primeiro?

17mo Domingo após Pentecostes – Ciclo B

Textos:
1ra leitura: Sabedoria 2,12.17-20
Salmo 54
2da leitura Tiago 3,16-4,3
Evangelho: Marcos 9,30-37

O texto do evangelho de hoje, como os capítulos anteriores do evangelho de Marcos, situa-se na Galiléia, uma região muito importante na narrativa de Marcos: a “Galiéia dos gentios”, dos “impuros”, dos “irreligiosos”, segundo a mentalidade dos judeus (cf. Mt 6,32; 10,5; 18,17). Mas Galiéia, na narrativa de Marcos, é o cenário da maior parte do ministério de Jesus: o lugar onde Jesus chama a seus primeiros discípulos (Mc 1,16-20; 3,13-19); onde cura doentes e realiza milagres (Mc 4-8); e a onde ordena aos seus discípulos encontrá-lo após a ressurreição (Mc 16,7).

Nesta primeira parte do evangelho (vv. 30-33) Jesus e seus discípulos só passam por Galiléia caminho a Jerusalém. Jesus já tem feito seu último milagre em Galiléia: a cura do cego de Betsaida (8,22-26), e agora muda sua ênfase em fazer milagres para se concentrar no ensino de seus discípulos. Jesus não verá Galiléia de novo até após a ressurreição (Mc 16,7). É uma cena forte. Devemos perguntar-nos que sentirá Jesus ao deixar a familiar e acolhedora Galiléia, onde tem tido tanto sucesso, para se dirigir a Judeia, onde antecipa tanta oposição.

Jesus não quer que ninguém saiba que está em Galiléia porque, ao que todo indica, queria um tempo de intimidade para se ocupar da formação e o ensino de seus discípulos. E no caminho para Cafarnaum diz aos seus discípulos: “O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo, mas três dias depois ele ressuscitará”.

E aqui nesta primeira frase do evangelho, “será entregue” (grego: paradidomai), pode ser traduzido como “será traído”. Marcos utiliza esse mesmo termo para descrever o encarceramento de João Batista (Mc 1,1); a traição de Judas ( Mc 3,19; 10,33; 14,10-11.18.21.42.44); e o papel do Sinédrio (Mc 15,1.10) e Pilatos (Mc 15,15) no processo que levou Jesus à morte. Desta maneira, o termo é um conceito importante na teologia judia vinculada ao martírio, ao sofrimento e à morte (cf. Mt 16,2; 20,28; 26,2; Mc 9,12; 8,31; Lc 9,22.31.44-45; 18,31-34; 24,6-7.26-27.46).

 

 

 

 

 

 

No entanto, devemos anotar que quem vai trair Jesus seguramente se encontra entre os discípulos aos quais Jesus está ensinando neste dia. E seria interessante imaginar que estaria passando pela mente de Judas ao escutar Jesus falar de traição e morte.

Assim, nesta primeira parte Jesus apresenta o segundo anúncio da sua paixão, morte e ressurreição. E como no primeiro anúncio (Mc 8,27-38), os discípulos ficam espantados e com medo. Há um abismo tão grande entre as expectativas deles e as palavras de Jesus que até têm medo de pedir uma clarificação; não querem demostrar sua ignorância. Os discípulos escutam, mas não entendem a palavra sobre a cruz, porque não são capazes de entender nem de aceitar a um Messias que se faz servo, que sofre e que morre. Eles seguem sonhando com um Messias guerreiro, glorioso e poderoso e mostram, além disto, uma grande incoerência; porque enquanto Jesus anuncia sua paixão e morte, eles discutem entre si quem deles é o primeiro. Jesus quer servir, mas eles só pensam em mandar! A ambição leva-os a autopromover-se à custa de Jesus.

Já na segunda parte do evangelho (vv. 33-37) Jesus e seus discípulos chegam a Cafarnaum. E Cafarnaum é o lar de Jesus (Mt 4,13; Mc 2,1; Lc 4,23). E estando já em Cafarnaum Jesus leva aos discípulos na intimidade de uma casa, talvez sua própria casa ou a casa de alguém conhecido. E na privacidade da casa Jesus começa o ensino de seus discípulos com uma pergunta desconcertante: “O que é que vocês estavam discutindo no caminho? E os discípulos ficaram calados porque no caminho tinham discutido entre si quem era o primeiro.

E até hoje, aqui e lá, debatam-se os mesmos temas: qual a melhor igreja; quem é o melhor pregador; o mesmo desejo de autopromoção aparece em nossas comunidades; até hoje perdemos tempo para provar que somos melhores que os outros; e desta maneira dividimos o Corpo de Cristo por causa de nossos caprichos. Certamente, até hoje a maioria dos atritos acontecem porque acreditamos que nossa verdade é infalível e está acima da verdade dos outros.

E narra o evangelho que ante o silêncio dos discípulos Jesus sentou-se, e os chamou a sentar-se junto com ele. E “sentar-se” significa na mentalidade da época assumir a postura de mestre; e “chamar-lhes” significa que tem uma coisa importante para dizer-lhes, uma coisa importante que precisam escutar.

E vem ai o grande ensino do evangelho de hoje: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos”. Desta maneira Jesus inverte os valores; ele estabelece outro critério para mostrar superioridade: o serviço; ele exige que o primeiro sirva. Entretanto, Jesus não repudia exatamente a prominência e a grandeza, mas as redefine. A pessoa verdadeiramente grande é um diácono; e um diácono, na tradição bíblica e evangélica é uma pessoa que passa seu dia-a-dia cuidando e se preocupando das necessidades dos outros, particularmente os mais fracos (cf. At 6)

E podemos dizer que esta é a mentalidade do mundo em que vivemos e a causa dos maiores problemas, tanto na sociedade como na própria Igreja.  É esse anseio de poder, de ser o primeiro e estar acima dos demais, uma mentalidade que até hoje rege as relações humanas: a procura de honras, os melhores lugares, a companhia dos poderosos. Porém, esse atuar nos coloca em uma situação de rivalidade e de conflito permanente, porque estaremos acima enquanto sejamos os mais fortes, porque se o outro passa a ser o mais forte então nos pode derrubar. No entanto, o poder tem que ser usado não para subir e dominar, senão para baixar e servir. Este é o ponto em que Jesus mais insistia e do que mais deu testemunho (cf. Mt 20,28; Mc 10,45; Jn 13,1-16).

Finalmente, a lição que Jesus quer ensinar é dada por meio de uma atitude muito reveladora e simbólica. Toma uma criança nos braços, abraça-a e fala: “Aquele que por ser meu seguidor, recebe uma criança como está estará também me recebendo. E quem me recebe não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou”. E o gesto de Jesus deve ter perturbado profundamente aos discípulos, porque, no judaísmo as crianças tinham um status tão baixo que se encontravam a um nível ainda menor que uma mulher e um escravo. As crianças representavam o nível inferior na escala social, encontrando-se baixo a autoridade e o cuidado de outros, e até mesmo sem chegar a ter direito de determinação própria. Mas, além disso, que um rabi tomasse uma criança em braços na presença de todos era algo impressionante, um gesto completamente incomum.

Desta maneira nestes versos finais do evangelho de hoje, Jesus vincula as crianças a si mesmo, mas também com Deus De tal modo, a pessoa que recebe uma criança é recompensada porque está recebendo a Deus mesmo. E certamente aqui Jesus quer dizer que devemos tratar as crianças com grande respeito, carinho e amor, mas também que as crianças simbolizam qualquer pessoa necessitada: aqueles que não têm lar, as crianças de rua, os descapacitados, os que padecem de doenças mentais, os doentes, os idosos, e qualquer um que por qualquer razão seja discriminado, desprezado ou excluído. Em fim, nas palavras de Jesus, acolher as crianças se torna símbolo e sinal de acolhimento do próprio Jesus, de Deus e do Reino.

Então, como Igreja devemos estar atentos ao chamado de Jesus para ser “pequeninos”; porque muitas vezes estamos tentados a seguir os favores dos poderosos, esperando que financiem nosso ministério ou que nos abram o caminho; estamos tentados a levar nosso ministério à gente “bonita” e ignorar aos “feios”; estamos tentados a construir igrejas em zonas residenciais e urbanas e ignorar os subúrbios e a periferia.

E se os primeiros discípulos precisavam arrepender-se por discutir entre eles qual era o primeiro, nós também devemos nos arrepender. Porque como no tempo de Jesus, hoje o interesse em saber quem é o primeiro muitas vezes orienta nossas ações. E cabe a pergunta: em que estamos investindo nosso tempo, nossas energias, nossa própria vida? Em realidades provisórias, que aparentemente poderiam parecer importantes, o em ações que constroem pessoas, famílias e um mundo que proporcione o prazer de uma vida integral, digna e melhor para todos?

Jesus nos convida hoje a que abandonemos nossos sonhos egoístas e orientemos nossas vidas, como pessoas e como Igreja para a essência de sua proposta e mensagem. E a proposta de Jesus deve começar pelos que são os últimos, os sem direitos: os fracos, os pobres, os indefensos, tal como eram vistas as crianças no tempo de Jesus.

Sem dúvidas, as palavras de Jesus neste domingo nos convidam a pensar na maneira como nos situamos como comunidade cristã, tanto na Igreja como na sociedade; pede que tenhamos cuidado com o poder e as tentativas de domínio sobre os outros, com os sonhos de grandeza; com as tentativas de conquistar honras e privilégios. Porque na proposta e na mensagem de Jesus: o primeiro é aquele que ama, serve e se preocupa, acima de tudo, pelos demais.

 

 

 

Oração da Generosidade

Senhor,
ensina-me a ser generoso,
a dar sem calcular,
a trabalhar
sem importar-me com a recompensa,
a entregar-me aos outros
sem esperar o seu muito obrigado,
a servir sempre meus irmãos,
a fazer a caridade do sorriso,
quando não tiver outra coisa a dar,
a doar-me em tudo e cada vez mais àquele que de mim precisar,
a só esperar em ti
a minha recompensa,
e mesmo que esta não existisse,
a fazer tudo isso
simplesmente porque essa é tua vontade. Amém![1]


Discussão

58 comentários sobre “Quem é o primeiro?

  1. Pedro, muito grato pela partilha, muito inspirador e inquietante. Tens condições de enviar, no máximo, na sexta-feira? Assim, além de aproveitar para reflexão individual, poderia aproveitar para a reflexão comunitária.  Lendo teu texto, lembrei muito do Milton Shwantes e do Carlos Mesters. Abraços fraternais, Naudal

    ________________________________

    Publicado por naudal gomes | 23 de setembro de 2012, 8:51 pm
    • Olá, Dom Naudal, obrigado pelos comentarios. Esta foi minha homilía hoje na Trindade. E claro que te mando o texto original amanhã mesmo; e também é lógico teu comentário: me cosidero sempre aluno do querido Milton, e claro, também de Carlos Mesters. abraços

      Publicado por pedrotriana | 24 de setembro de 2012, 1:33 am
  2. thanks for that important information, it is really helpful. interesting article! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 24 de setembro de 2012, 3:01 am
  3. Muito obrigado meu irmão,por essa profunda meditação, de Pedro! Continuamos com os nosso biblistas hoje,
    Pedro e um referencial para nos, Benção,continue me enviando! Abração

    Publicado por Carmen Etel Alves Gomes | 24 de setembro de 2012, 11:12 am
  4. how long does it take you to finish a good article like this one? lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 27 de setembro de 2012, 10:13 am
  5. do you mind updating your website more often? thanks a lot. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 9 de outubro de 2012, 12:00 pm
  6. I simply want to say I’m newbie to weblog and absolutely savored your web site. More than likely I’m want to bookmark your site . You really have impressive writings. Regards for sharing with us your web site.

    Publicado por Morton Ellstrom | 13 de outubro de 2012, 3:58 am
  7. wow, what an excellent presentation! going to follow your site now. thanks so much. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 16 de outubro de 2012, 11:09 am
    • Thanks for your comments, but you have to take into account that this is not a common article, but just a sermon I have preached on Sunday. And a sermon is not a common article. Then when I post the sermon I like to inform the origin of some ilustration I used, in this case a prayer taken from a site of internet as I quotated, because I do not know the real origin of the prayer. But anyway thanks for your visit and comments.

      Publicado por pedrotriana | 17 de outubro de 2012, 11:53 pm
  8. I loved as much as you’ll receive carried out right here. The sketch is attractive, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you shield this increase.

    Publicado por click here | 18 de outubro de 2012, 3:03 am
  9. You got a really excellent site, Gladiola I discovered it by means of yahoo.

    Publicado por visit here | 18 de outubro de 2012, 10:21 am
  10. Howdy, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just curious if you get a lot of spam responses? If so how do you protect against it, any plugin or anything you can recommend? I get so much lately it’s driving me crazy so any assistance is very much appreciated.

    Publicado por click here | 18 de outubro de 2012, 6:59 pm
    • First of all thanks for visiting my blog. Regarding spam what I do if to read the comment carefully and determine if it is an spam or not. When I approve a comment is because I absolutlely know that it is not an spam. So what you have to do if to read carefully every comments and determine if is is an spam because of the comment and some other features of the comment, and only accept it after this. But anyway I thinks that wordpress has a way to determine this and also protect my site. I hope this be useful for you.

      Publicado por pedrotriana | 18 de outubro de 2012, 8:07 pm
  11. Very good blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely confused .. Any suggestions? Many thanks!

    Publicado por sttbet7 | 18 de outubro de 2012, 10:09 pm
  12. Thanks for the tips you have provided here. Something important I would like to state is that computer memory needs generally go up along with other advances in the know-how. For instance, as soon as new generations of cpus are brought to the market, there’s usually a related increase in the size calls for of all laptop or computer memory as well as hard drive space. This is because the program operated by these cpus will inevitably surge in power to benefit from the new technological innovation.

    Publicado por buy here | 19 de outubro de 2012, 4:10 am
  13. Fantastic post however I was wanting to know if you could write a litte more on this subject? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit further. Thank you!

    Publicado por buy here | 19 de outubro de 2012, 9:54 pm
  14. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website provided us with valuable info to work on. You’ve done a formidable job and our entire community will be thankful to you.

    Publicado por Gladis | 20 de outubro de 2012, 5:10 am
  15. Great blog! Do you have any recommendations for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you advise starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m totally overwhelmed .. Any recommendations? Thanks!

    Publicado por agen bola terbesar | 21 de outubro de 2012, 4:39 am
  16. Oh yes, you can make scary sounds at me, and you can dematerialise me, and you can secretly see my clip, but you won’t change the way I babysit frocks.

    Publicado por Milford Scharnberg | 21 de outubro de 2012, 4:43 am
  17. Thanks for your publication on this web site. From my experience, often times softening up a photograph could possibly provide the digital photographer with a little an imaginative flare. Oftentimes however, this soft clouds isn’t exactly what you had as the primary goal and can often times spoil an otherwise good photo, especially if you consider enlarging this.

    Publicado por click here | 23 de outubro de 2012, 8:49 am
  18. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles or blog posts in this kind of space . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this site. Reading this info So i am glad to express that I have a very just right uncanny feeling I found out exactly what I needed. I most without a doubt will make sure to don’t forget this site and give it a glance regularly.

    Publicado por Matthew C. Kriner | 23 de outubro de 2012, 9:58 am
  19. Unquestionably believe that which you understood. Your favorite cause seemed to live next to the internet the simplest thing to take note of. I utter to you, I indeed get infuriated by the side of the consistent calculate as additional ancestors think about issues that they emphatically don’t recognise in relation to. You proscribed to attain the nail ahead the top and also defined absent the complete gadget without having side realize , people can acquire a gesticulate. Willpower almost certainly be back to get more. Express gratitude you|

    Publicado por Media | 23 de outubro de 2012, 12:40 pm
  20. Usually I don’t read article on blogs, however I wish to say that this write-up very compelled me to try and do it! Your writing style has been amazed me. Thanks, very great post.

    Publicado por Continued | 23 de outubro de 2012, 5:38 pm
  21. I’ve supposed that slightest 317575 times. SCK was here

    Publicado por odszkodowania w uk | 24 de outubro de 2012, 2:41 am
  22. Really amazed! Everything is wholly, same obvious, amicable is truly a description of the problem. It offers the information. I pet to know you that I associated with your locate with a dofollow back relations accordingly visitors may come to distinguish your locate. It is actually all self-same a new comer to me and this article correctly opened my own eyes, and I reckon that since I advance conception your blog, others will too. You can find the link to your web situate here:

    Publicado por Rhonda Rampadarat | 24 de outubro de 2012, 6:05 am
  23. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely helpful information specifically the last part🙂 I care for such information much. I was seeking this certain information for a very long time. Thank you and good luck.

    Publicado por click here | 24 de outubro de 2012, 7:30 am
  24. I have been exploring for a little for any high-quality articles or weblog posts in this sort of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site. Reading this info So i’m glad to exhibit that I have a very good uncanny feeling I found out exactly what I needed. I so much surely will make certain to don’t omit this website and provides it a glance regularly.

    Publicado por SBOBET Casino | 24 de outubro de 2012, 9:07 am
  25. Outstanding site, tightly monitoring for an extended time your own items into it i need to let you know that you are doing a neat thing! They have excellent that there is even now individuals such as you!

    Publicado por kasyna internetowe | 24 de outubro de 2012, 1:41 pm
  26. You have brought up a very fantastic details , appreciate it for the post.

    Publicado por Kot³y wêglowe sklep internetowy | 15 de novembro de 2012, 6:16 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: