//
você está lendo...
Artigos recentes, Homilias

“Ele fez bem todas as coisas!” (Mc 7,37)


“Ele fez bem todas as coisas!”

(Mc 7,37)

A cura do surdo-mudo

15to Domingo após Pentecostes

Textos:
1ra leitura: Isaías 35,4-7a
Salmo 146
2da leitura: Tiago 1,17-27
Evangelho: Marcos 7,31-37

Já pensamos quanta frustração existe em alguns de nós quando não podemos entender o que ouvimos, ou quando não podemos nos expressar com exatidão!

Pois, nos capítulos 7 e 8 de Marcos são registrados dois milagres que Jesus realizou; um, em um surdo-mudo ou surdo e gago, e outro em um cego. Ambos são exclusivos de Marcos, e apresentam características muito similares; ambos são realizados de forma muito discreta. Em ambos Jesus utiliza apenas suas próprias mãos; em ambos, Jesus mostra maravilhosamente a delicadeza de seu caráter, a consideração ao homem mais necessitado, sua ternura. E talvez sejam estes dois milagres os que resumem melhor a maravilhosa visão de Jesus como o Servo de Deus que nos mostra o evangelho de Marcos.

No entanto, são necessárias algumas ressalvas ao refletirmos sobre o evangelho de hoje. Em primeiro lugar, que Jesus encontra esse homem surdo-mudo ou surdo e gago, ou seja, que não consegue ouvir e tem dificuldades em se fazer entender, em Decápolis, região fora do território de Judéia, também conhecida como a região das “Dez Cidades”. E a região de Decápolis era considerada pelos judeus “impura” e “pagã”. Temos aqui um exemplo de como ao longo do evangelho de Marcos, há uma abertura crescente em direção aos outros povos. Desta maneira, Marcos leva os leitores e as leitoras de seu evangelho a abrir-se, aos poucos, para a realidade do mundo ao redor e a superar os preconceitos que impediam a convivência entre os povos.

Em segundo lugar, devemos lembrar que na antiguidade, e, particularmente no judaísmo da época, estar enfermo era um sinal de não ser abençoado, e de certa maneira ser uma pessoa “impura”; e, por isso, os doentes eram afastados do convívio social e comunitário, sendo assim marginados e discriminados.

E, finalmente, que naquele tempo, havia vários métodos de cura praticados pelos sacerdotes: por exemplo, murmurar no ouvido da pessoa; outra prática era a imposição das mãos, gesto comum para significar a transmissão de poder e autoridade; ou tocar a parte enferma do corpo; ou massagem esfregando saliva com as mãos, porque na época a saliva era considerada remédio medicinal. Mas o melhor e mais importante recurso era a oração (cf. Nm 12,13), para afirmar que em todo caso a cura sempre dependia da graça e da misericórdia de Deus.

E narra o evangelho de hoje que os que trouxeram o homem pediram a Jesus que impusesse as mãos sobre ele para ser curado. Jesus sentiu compaixão daquele homem, doente, marginalizado, discriminado e excluído do convívio social; e também não teve medo de contaminar-se com a “impureza” de um doente e de um não judeu. Mas, ao invés de realizar a cura a vista de todos, Jesus levou o homem para longe da multidão, provavelmente para que ele se sentisse mais a vontade; ai tocou com seus dedos as orelhas dele, e cuspiu com saliva tocando sua língua. Porém, Jesus seguindo o costume da época, antes de dar ou murmurar a palavra de ordem para a cura, da um suspiro, um sussurro, ou um gemido, que para muitos comentaristas bíblicos poderia ser uma oração, indicando desta maneira que a cura que ia acontecer era realmente obra de Deus.

E será depois dessa oração em silêncio que Jesus ordena a cura, pronunciando a palavra ‘’Éffatá!”, que significa “Abre-te”. E ai, narra o evangelho, que imediatamente foram abertos os ouvidos e ficou solta a língua do doente que começou a falar sem dificuldade.

Finalmente, Jesus, consciente que estava realizando o plano de Deus, e para não atrair sobre si mesmo a atenção da multidão, recomenda insistentemente não falar para ninguém o que tinha acontecido. Mas não adiantou! O povo saiu divulgando a todos o que Jesus tinha feito, e maravilhados diziam: “Ele fez bem todas as coisas!” (Mc 7,37). Afirmação que faz lembrar a criação, onde se diz: “Deus viu que tudo era muito bom!” (Gn 1,31).

Assim, o homem da história de hoje, apesar de não ouvir nem falar, conseguiu a compaixão e amizade de amigos e familiares que puseram em Jesus toda sua esperança, e sendo curado ficou restaurado no convívio familiar e social.

E deste texto podemos tirar vários ensinos Um deles é  nos mostrar que Deus deseja que todo ser humano seja restaurado à plena saúde física e espiritual. Não esqueçamos que a vida material, com todas suas coisas boas e más, afeta outras zonas de nossa vida psíquica. Em outras palavras, todo o que é fruto da experiência física, afetará nossas emoções, nossa vida mental e também nossa vida espiritual. Quão triste e frustrante deve ter sido a vida daquele homem, antes de seu encontro com Jesus! E, quão diferente deve ter sido sua vida após sentir o poder sanador, liberador e restaurador de Jesus!

Também, outro ensino seria que em um tempo como hoje, em que a falta de sentido, a desesperança, a depressão se encontram por todas as partes, cada cristão em particular, assim como nossas comunidades, devem oferecer uma mensagem de alento, colocando-se ao lado dos perseguidos, excluídos, marginalizados e discriminados; testemunhando ao mundo que Deus, nosso Pai e nossa Mãe, cuida de todos como seus filhos e filhas.

As injustiças e desigualdades que verificamos constantemente em nossa sociedade, as quais, muitas vezes, são até minimizadas, jamais poderão ser aceitáveis no seio das comunidades cristãs. Os preconceitos discriminatórios praticados, inclusive dentro das comunidades cristãs; a exclusão, por qualquer razão, constituem pecados graves que precisam ser extirpados, uma vez que as comunidades cristãs são chamadas para ser sinal de esperança para os empobrecidos, para os mais fracos, assim como para todos os excluídos, marginalizados e discriminados. Porque o fato da cura do surdo-mudo, ou surdo e gago, ter sido realizada na região de Decápolis, considerada terra “impura” pelo judaísmo da época, indica que Deus, através do gesto de Jesus, estava quebrando e apagando a linha divisória entre as pessoas consideradas “impuras” e as que se consideravam “puras”. E hoje, pode haver pessoas que por qualquer razão consideremos “impuras”, e por isso possam ser desprezadas, marginalizadas, ou discriminadas por nós; mas, para Deus não há diferença. Todos são “candidatos ao céu”. Todos somos seus filhos e suas filhas.

Igualmente, esta história enfatiza o ouvir e o falar, porque ouvir e falar são duas funções muito importantes em nossa comunicação diária. Podemos desenvolver pequenas e grandes tarefas se conseguimos nos entender. Realizar grandes, e até pequenas, coisas só pode ser conseguido se há um bom entendimento entre todos. Agora bem, o dom de ouvir e de falar tem como propósito fundamental que, tanto a pessoa que fala como a que escuta, consigam algum grau de entendimento em suas relações interpessoais.

As dificuldades nas relações conjugais, com os filhos, e também nas relações sociais, e até na própria igreja, explicam-se, na maioria dos casos, porque não se fala com clareza sobre determinados problemas; ou não se escuta. Também, muitas vezes falamos, mas não se nos escuta. Por isso, o dito popular observa que: “Não há pior surdo que aquele que não quer ouvir”. E é deste tipo de surdez da qual Deus quer nos curar.

O homem do evangelho de hoje poderia ser qualquer um de nós. Estamos surdos quando não falamos com clareza em nossas relações familiares, interpessoais e na própria igreja; ou quando não escutamos os apelos e desafios que recebemos de Deus; ou quando desprezamos e discriminamos a qualquer pessoa por qualquer razão.

Talvez um dos pecados mais graves dos cristãos é esta surdez. Não nos detemos a escutar o Evangelho de Jesus; não vivemos com o coração aberto para acolher as Suas palavras. Por isso, não sabemos escutar com paciência e compaixão a tantos que sofrem sem receber o carinho nem a atenção de ninguém.

Certamente a cura do surdo-mudo, ou surdo e gago, é um milagre que vai muito além da cura física; é um convite a abandonar a surdez e a dureza de coração; a abandonar a falta de amor, de solidariedade e de compaixão para com todas as pessoas. Os gestos feitos por Jesus neste episódio vêm lembrar a todos que tudo o que o cristão faz deve ser instrumento da mensagem salvadora que leva os surdos a ouvirem e os mudos a falarem.

E termino esta breve reflexão fazendo a observação que neste texto a palavra que é traduzida por “mudo” só aparece uma vez no Novo Testamento (cf. Mc 7,32); e no Antigo Testamento (LXX[1]) só aparece em Isaías 35,6, onde se diz que “o coxo saltará como o servo, e a língua do mudo cantará de alegria”.

Então, vamos orar e pedir que Deus opere em nós e em nossas igrejas este mesmo milagre, e nos faça aptos para pregar e proclamar, sem distinção de pessoa, as Boas Novas de Deus, com a mesma força e intensidade como o fizeram aqueles que foram testemunhas da cura, feita por Jesus, do surdo-mudo, ou do surdo e gago.

Oração

Senhor Jesus, abre os nossos ouvidos e o nosso coração, pois queremos escutar a Tua Palavra. Queremos viver segundo a Tua Palavra. Queremos que a Tua Palavra seja luz para os nossos passos, força e consolação para nossas vidas.

Senhor Jesus cura a nossa surdez para escutar os desafios que Deus nos faz hoje, e nossa mudez em proclamar e viver o Evangelho; para que revestidos da força do Espírito Santo derramado em nosso batismo, possamos dar testemunho do Teu amor a todos os nossos irmãos e irmãs.

Senhor Jesus, cura todos os nossos irmãos e todas as nossas irmãs doentes.

Cremos que Tu tens poder de curar a todos. Amém


[1] Septuaginta, versão grega do Antigo Testamento.

Discussão

67 comentários sobre ““Ele fez bem todas as coisas!” (Mc 7,37)

  1. your website is very popular, because of the amount of good posts. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 11 de setembro de 2012, 8:43 am
  2. recently came across your article and have been reading along. i want to express my admiration of your writing skill. great to know that! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 12 de setembro de 2012, 9:19 pm
  3. hey i visited the site…it is a nice site. thanks for providing information here…i like your blog post too thanks a lot. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 27 de setembro de 2012, 9:31 pm
  4. I simply want to tell you that I am all new to weblog and honestly enjoyed your blog. Probably I’m likely to bookmark your website . You certainly come with perfect writings. Regards for sharing with us your web-site.

    Publicado por Andrew Corelli | 13 de outubro de 2012, 3:16 am
  5. well, thank you very much for sharing the great post!!! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Publicado por lista de email | 17 de outubro de 2012, 12:30 pm
  6. We’re a gaggle of volunteers and opening a brand new scheme in our community. Your web site provided us with useful info to work on. You’ve done a formidable job and our whole neighborhood can be thankful to you.

    Publicado por click here | 18 de outubro de 2012, 7:04 am
  7. excellent post. many thanks for sharing this resource. thanks so much for everything you’ve put into it this blog has me coming back time and time again. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 18 de outubro de 2012, 1:04 pm
  8. Spot lets start work on this write-up, I actually believe this wonderful internet site requirements additional consideration. I’ll much more likely be once once more you just read additional, thank you that data.

    Publicado por green coffee weight loss | 18 de outubro de 2012, 4:20 pm
    • Thanks for your visit and comment. I appreciate too much. Anyway the purpose of my website is not to get any profit but to help people. I enjoy writing articles and to reflect about many diffetent thinks and also this way help also people to reflect.

      Publicado por pedrotriana | 18 de outubro de 2012, 8:12 pm
  9. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright infringement? My website has a lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any methods to help prevent content from being ripped off? I’d definitely appreciate it.

    Publicado por 2011 agent orange settlement | 18 de outubro de 2012, 10:31 pm
    • First of all thanks for your visit. Really I do not not how to prevent plagorism, One has to truth in the good will of people. I do not mind if anyone use my articles or my ideias if he or she quoted de origin.

      Publicado por pedrotriana | 18 de outubro de 2012, 11:02 pm
  10. It is perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read even more things about it!

    Publicado por buy here | 18 de outubro de 2012, 10:32 pm
  11. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that it is really informative. I’m going to watch out for brussels. I will appreciate if you continue this in future. A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

    Publicado por click here | 19 de outubro de 2012, 8:45 am
  12. Hey there, You have done an incredible job. I will certainly digg it and personally recommend to my friends. I am confident they’ll be benefited from this website.

    Publicado por Karoline | 20 de outubro de 2012, 5:58 am
  13. I’m not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the road. All the best

    Publicado por online agent jobs | 21 de outubro de 2012, 4:57 am
  14. You…are…my…hero!!! I cant believe something like this exists online! Its so accurate, so honest, and far more than that you dont sound like an idiot! Lastly, a person who knows how you can talk about a subject with out sounding like a kid who didnt get that bike he wanted for Christmas.

    Publicado por Granville Seekamp | 21 de outubro de 2012, 5:58 am
  15. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but certainly you are going to a famous blogger if you aren’t already😉 Cheers!

    Publicado por Read More Here | 22 de outubro de 2012, 8:10 am
    • Thanks for your words, but I really do not know if I am a famous blogger, my objetive here is not to be famous, but to share my reflection with anyone that consider my reflection useful.

      Publicado por pedrotriana | 26 de outubro de 2012, 11:53 pm
  16. it was really an interesting and informative article. pretty cool post! thanks for sharing this. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 22 de outubro de 2012, 10:53 am
  17. It’s exhausting to find knowledgeable folks on this subject, however you sound like you already know what you’re talking about! Thanks

    Publicado por kindle paperwhite | 22 de outubro de 2012, 5:09 pm
  18. Hello just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading properly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different web browsers and both show the same results.

    Publicado por Get the facts | 23 de outubro de 2012, 12:23 am
    • Thanks a lot for your comments, maybe I can understand what you say, but really sometime is very difficult to find the apropiate picture or ilustration, but anyway what it is important is the content of the article. Beside I am not a professional regarding loading picture, I try to do my best.

      Publicado por pedrotriana | 24 de outubro de 2012, 7:19 am
  19. It was virtually any exhilaration discovering your website yesterday. I came here today looking new points. I was definitely not frustrated. Your tips following fresh techniques with this thing happen to be helpful additionally a excellent outstanding support individually. All of us value you leaving out time for you to create these products and also for uncovering your tips.

    Publicado por green coffee extract | 23 de outubro de 2012, 10:32 am
  20. My brother suggested I might like this website. He was entirely right. This post truly made my day. You cann’t imagine just how much time I had spent for this information! Thanks!

    Publicado por click here | 23 de outubro de 2012, 1:57 pm
  21. I like this website very much, Its a really nice berth to read and get info. “We are all failures–at least, the best of us are.” by James Barrie.

    Publicado por Visit Website | 23 de outubro de 2012, 5:09 pm
  22. GRacias por la informacion, ha sido de gran ayuda, yo me encuentro preocupado por la perdida del cabello.

    Publicado por ciekawe strony | 23 de outubro de 2012, 6:28 pm
  23. Im not that much of a online reader to be honest but your sites really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back later. Many thanks

    Publicado por Glad | 2 de abril de 2013, 1:28 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: