//
você está lendo...
Estudos bíblicos - Diversos

“…para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.


“…para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.

(Material de estudo para as paróquias e comunidades da Diocese Anglicana de São Paulo/DASP, como preparação e reflexão para a eleição do novo bispo da diocese em 8 de setembro de 2012.)

Por Rev. Dr. Pedro Triana[1]

Texto: Jeremias 1,4-10

Momento celebrativo

  • Preparar o espaço celebrativo ou mesmo um mural na porta ou em algum lugar de destaque com fotografias ou nomes de pessoas, profetas de ontem e de hoje.
  • Pode-se formar uma pequena equipe de liturgia que prepare esta celebração.
  • Este momento celebrativo deve ser uma oportunidade para introduzir o texto a estudar e também criar um clima de integração.
  • Começar com uma oração para invocar o Espírito de Deus, para que ilumine nossas mentes e abra nossos corações para estar receptivos a sua Palavra e o que ela tem a nos dizer hoje, particularmente neste momento tão importante da diocese que se prepara a eleger seu novo bispo e Pastor Principal.
  • Sugere-se terminar esta parte do estudo com o cântico/hino “O Profeta” (Antes que te formasses dentro do seio de tua mãe…)

Leitura do texto

  • Ler o texto em voz alta.
  • É importante, se for possível, ler diferentes versões para      estabelecer comparações.
  • Depois o texto pode ser lido em silêncio por cada membro do grupo.

Aproximação ao texto

(O animador/diretor do estudo deve conduzir esta parte diretamente. Se o grupo for muito grande, pode-se formar pequenos grupos. No final, o grupo será integrado de novo para partilhar os resultados das perguntas.)

Possíveis aspectos a analisar:

  • Do que trata o texto? Quem fala? Por que fala?
  • Quais são os personagens do texto?
  • Identificar os verbos/palavras-chave que indicam as ações de      cada personagem.
  • Relacionar o texto com outros textos similares da Bíblia. (cf.      Êxodo 3,1-14 e Isaías 6,1-8)
  • O que o texto está propondo?

Mergulhando no texto

(Aqui o animador/diretor do estudo deve estudar com antecedência estes comentários fornecidos, ou outros apropriados (cf. comentário a Jeremias na Bíblia de Jerusalém e também, se for possível, no Comentário Bíblico São Jerônimo, ou em outro Comentário Bíblico adequado), para ser capaz, com suas próprias palavras, de esclarecer dúvidas sobre aspectos históricos, estilo literário, conteúdo e outros detalhes para a melhor compreensão do texto pelo grupo. Não é necessário ler estes comentários ao grupo.)

O profeta Jeremias nasceu em 650 a.C. em Anatote, onde houve, numa época, um santuário dedicado a Javé cuidado por sua família. Seu pai era Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote (cf. Jr 1,1).

O nosso texto localiza-se no ano 627 a.C. no tempo do rei Josias, e apresenta sua vocação profética procurando explicar as raízes da sua atividade contraditória e desconcertante. Sua vocação de profeta parte de uma experiência da Palavra de Deus que o ultrapassa e o chama à missão, antes que ele tomasse consciência, e antes mesmo de ser formado no ventre da mãe (v.5). A Palavra o consagra, quer dizer, Deus reserva-o para si, antes mesmo de ele nascer. Conhecer e consagrar são o marco para a missão de Jeremias: ser profeta das nações.

Assim, o chamado é destinação feita por Deus que precede, fundamenta e abarca toda existência. Ele era muito jovem quando recebeu a vocação. Mas com a força de Deus, o profeta não terá medo e enfrentará a força das nações, dos poderosos, reis, príncipes, sacerdotes e do próprio povo. Assim, Jeremias se converte em palavra de Deus ambulante. Deve dizer em público o que Deus lhe manda. Mas dizer a verdade sempre foi problemático e perigoso porque mexe com os interesses de muitas pessoas, com as estruturas sociais e os sistemas de pensar. Por isso, sua vida será uma luta constante, mas não será vencido porque Deus estava com ele para salvá-lo.

A fraqueza aludida pelo profeta nos versículos 5 e 6 tem a intencionalidade de mostrar que não são as habilidades inatas da pessoa que a tornam um “visionário” (seguindo o sentido hebraico), mas a “visão” dada por Deus (1:7-8). O mesmo componente encontra-se nas vocações de Moisés (Êx 3:11e 6:12b) e de Isaías (Is 6:5).

Finalmente (v.10), Deus indica o sentido da vocação de forma dialética indicada pelos opostos: “arrancar e derrubar” e “destruir e arrasar” contra “construir e plantar”. Chama a atenção o desequilíbrio entre os dois lados. O lado “negativo” é o dobro do lado “positivo”.

Atualizando a Palavra

  • A atualização do texto para o presente é o alvo do estudo, porque Deus não somente falou no passado, mas continua nos falando no presente. Neste momento, voltamos de novo a nossa realidade. É o momento quando o texto se faz Palavra de Deus para nós. É quando o texto nos compromete a por em prática a Palavra que se nos dirige hoje.
  • Deve-se dividir o grupo de novo e depois integrá-lo de novo para confrontar as reflexões. Cada grupo deve eleger um coordenador/moderador e um relator. Aqui as perguntas centrais para guiar a releitura poderiam ser:
  1.  Como relacionar o texto com nossa própria vida, tanto como pessoas quanto como comunidade?
  2. O que nos diz este texto hoje, particularmente quando a diocese se prepara para eleger um novo bispo e Pastor Principal?
  3. O que significa ser hoje um profeta, como pessoas e como comunidade?
  4. O que faremos em resposta aos desafios que Deus nos apresenta hoje em nossa missão como igreja no social, político, econômico e eclesial?
  •  No final, o animador/diretor pode ler o seguinte comentário:

No seguimento de Jesus temos que fazer opção entre nossa vontade e a vontade de Deus, como aconteceu com Jeremias. Desde a juventude, o profeta renunciou a si mesmo e se colocou contra as estruturas de sua época, na certeza de que esse era o chamado e a exigência de Deus.

A comunidade que se compromete com Jesus deve ser capaz de deixar a competição, a busca de sucesso e autopromoção para unir-se profeticamente nos serviços, nas lutas que tornam reais a arte de amar, a prática da justiça, dos direitos iguais, da inclusividade, da solidariedade e partilha, assim como do amor que é maior que tudo o que jamais passará.

Unindo-nos pessoalmente e como comunidade a todos os profetas e profetisas de ontem e de hoje, renovamos nossa adesão ao seguimento de Jesus, valorizando nossos carismas, comprometendo-nos com o serviço amoroso aos irmãos e irmãs, enfrentando com serena coragem as hostilidades e contradições próprias do caminho.

Conclusão

  • Terminar com um momento de oração que resuma o estudo e nos faça comprometidos com os desafios que o texto demanda de nós hoje.

Bibliografia consultada e utilizada

Bíblia de Jerusalém, 4ta edição, Editora Paulus, São Paulo, 2002.

Humberto Maiztegui Gonçalves, (Comentário a Jeremias 1,4-10/4to Domingo depois da Epifania), em: Pão de Vida – Comentários ao Lecionário Anglicano – Ano C, Centro de Estudos Anglicanos, Porto Alegre, 2006.

Novo Comentário Bíblico São Jerônimo – Antigo Testamento, 1ra edição, Autores: Joseph A. Fitzmyer / Raymond E. Brown / Roland E. Murphy, Editora Paulus, São Paulo, 2007.

Roteiros Homiléticos do Tempo de Advento e Natal (Ano C – 2009/2010), Edições CNBB, Brasília, 2009.

_______________

[1] Estudo preparado pelo Rev. Dr. Pedro Triana, Ave. Goiás 2547, Casa 20, Barcelona, São Caetano do Sul/SP/Brasil, CEP: 09550-051, Tels. res. (11) 4225-1421 e cel. (11) 8362-9220, E-mail: triana231247@yahoo.es e pedro_triana_sp@hotmail.com, Web-site: https://revtriana.wordpress.com/

Discussão

2 comentários sobre ““…para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.

  1. i loved your website, it always help me when i want to understand more about some subject, thanks a lot for helping us to get this information. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Publicado por lista de emails | 20 de fevereiro de 2013, 5:42 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: